História 

Fazenda Lageado: Sede Colonial Paulista Original, construída em 1780.

Construída em 1780, no fim do Ciclo do Ouro, antes mesmo que o café dominasse a economia do país, a casa bandeirista era mais simples do que as vultuosas mansões dos “barões” do café, mas não por isso menos importante.

Ao longo de todos estes anos, a sede da Fazenda Lageado nunca perdeu as características arquitetônicas presentes nas construções da época, como o pavimento único, com sala, escritório e quarto da visita na frente.

 

As laterais e os fundos eram ocupados pela família, sendo que, internamente, as alcovas sem janelas protegiam as moças solteiras da vista dos visitantes.

 

Vale da Fazenda Lageado. Sede bandeirista vista de cima.

Foram incorporadas à arquitetura original a cozinha, os banheiros, as lareiras e uma grande varanda, bem mais recentes, e imprescindíveis para o convívio com o mundo moderno.

A antiga tulha foi totalmente restaurada e transformada num espaço multiuso, com uma grande lareira.

 A mata atlântica , no entorno da floresta, foi totalmente recomposta com o plantio de mais de 10.000 árvores, implantados corredores ecológicos, para melhor circulação da fauna,  vegetação para evitar o assoreamento dos lagos, que hoje são totalmente limpos, por conta de todas estas reformas.

Fazenda Lageado

Estrada Benedicto Olegário Chiovatto, km 2

 

Bragança Paulista - São Paulo

(11) 3938-2804

(11) 97180-2110

Siga-nos

  • Instagram Fazenda lageado
  • Facebook Fazenda Lageado
  • Pinterest Fazenda Lageado

FAZENDA LAGEADO - CNPJ: 20.953.715/0001-76 - 2019 - © TODOS DIREITOS RESERVADOS

Vale da Fazenda Lageado. Sede bandeirista vista de cima.